segunda-feira, 16 de março de 2009

SOCIEDADE MUSICAL E DRAMÁTICA: 104 DE DECADÊNCIA

SOCIEDADE MUSICA E DRAMÁTICA RIOBONITENSE




"
Fundação:
Em 15 de outubro de 1904 é criada a Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, Pelos estatutos ficam estabelecidos no Capítulo I, art. 2o, quatro finalidades para a sociedade, a saber:
Criar uma banda musical, composta de amadores; manter uma aula gratuita para o ensaio da música; promover e efetuar em dias de regozijo público , ou em outros, diversões a seus associados por meio de passeatas ou retreta da banda musical ou por meio de espetáculo dramático, desempenhado também por amadores; e, prestar com a banda musical, a juízo da diretoria, auxílio intramuros a qualquer ato solene de interesse geral ou mesmo interesse de coletividades.
Estava assim determinado que caberia à Sociedade Musical e Dramática Riobonitense.(...)"


fonte : wikipédia.
Pois muito bem,passaram-se 104 anos e o que se tornou a Sociedade Musical e Dramática de Rio Bonito, o centro cultural mais antigo de nossa cidade? Um lugar como diz o texto acima, que serve para" promover e efetuar em dias de regozijo público" que agora se encontra em total abandono público.Onde já se viu um centro cultural que é proibido de ter eventos culturais? Eu mesma procurei saber se poderia acontecer um evento lá novamente e soube que não será possível porque agora o local,um centro cultural centenário,está tendo uma utilidade muito mais proveitosa e importante que é a de " Depósito para a prefeitura "! Ou seja, está recebendo o mesmo tratamento que esta cidade dá a própria cultura,como mero entulho antigo e ultrapassado , já que teatro e música de qualidade é para os " caretas e fracos" não dá lucro e investem tempo e dinheiro em eventos " culturais" que não acresentam em nada mas que traz muito mais dinheiro ! É com muita pena e tristeza que eu escrevo este texto agora, pois vejo que uma cidade que tem tudo para dar certo como Rio Bonito , está cada vez mais afundada na falta de perspectiva dos que a governam.Bom não sei se alguém que trabalha na prefeitura ou em alguma Secretaria lê meu blog , mas se lê , aí vai uma dica muito simples: A CIDADE QUE NÃO INVESTE EM CULTURA E EDUÇÃO , SE TORNA UMA MANCHA NO MAPA! INVESTIR EM CULTURA É PENSAR EM PROGRESSO, FUTURO. PORQUE QUEM SE CORROMPE COM A CRIMINALIDADE OU COM QUALQUER OUTRA VIOLÊNCIA CAUSADA PELA FALTA DE OPORTUNIDADES , OU SEJA , O QUE A SOCIEDADE DESTRÓI , A ARTE E A CULTURA CURAM !Eu tomei a liberdade de tirar algumas fotos da Sociedade Musical de agora para vocês conferirem de perto , a deteriorização daquilo que representava nosso centro cultural.EXCELENTÍSSMO PREFEITO, PORQUE AO INVÉS DE FICAR FAZENDO PRACINHAS O SENHOR NÃO REFORMA A SOCEIDADE MUSICAL? Não seja alieado Senhor, pense bem, somos um MUNICÍPIO não uma ALDEIA ok? O senhor tem em mão o poder de mudar os rumos da sociedade Riobonitense e porque não muda??Ainda dá tempo de salvar a cultura por aqui é só querer!
To de olho hein?? rsrs....

4 comentários:

  1. Importantíssima matéria de denuncia, essa é a mídia que vai submergir do caos que vivemos. Parabêns Iris por contribuir efetivamente para a construção de um cenário, de uma perspectiva de mudança. Pra mim essa foi a melhor matéria até agora... li todas e essa foi foda, rsrsrs.
    Isso é rock...

    Alan Coqueiro (SODA CÁUSTICA)

    "PENSO, PENSO O QUE ESTOU FALANDO
    NÃO SOU ASSIM COMO VOCÊ.
    CORRE, CORRE, O TEMPO VAI PASSANDO
    EU COMEÇO A DESAPARECER"

    (Letra da música COMEÇO A DESAPARECER)

    ATITUDES ASSIM COMEÇAM A DESAPARECER!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um absurdo, mas sinceramente não esperaia algo diferente...infelizmente vivemos numa cidade pequena e desgovernada, como muitas da região, um verdadeiro faroeste...é uma pena...porém não podemos ficar de braços cruzados...

    ResponderExcluir
  3. uhauhauhauahau
    Qr saber mais da Sociedade?!?!?!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Musical_e_Dram%C3%A1tica_Riobonitense
    Cara é incrivel o estado que tá, mas infelismente a nossa casa artistica já deixou seu próposito a muito tempo, pois +ou- 5 anos virou casa de festas onde o presidente ganha dinheiro.
    Outra coisa é fato!!!
    A casa só se mantem ainda com ajuda da prefeitura graças aos antigos eventos de rock, aulas de música e o grupo teatral...
    Sinceramente...
    Acabou!
    É melhor esquecer que a SOCIEDADE MUSICAL E DRAMÁTICA RIOBONITENSE existe.

    ResponderExcluir
  4. Pesquisando sobre a Sociedáde, descobri essa postagem de vcs. Bom, atualmente sou o novo presidente e junto a minha equipe estamos nos esforçando pra trazer de volta tudo o que a Sociedáde tem para mostrar. Se quiser saber mais informações é só entrar em contato.

    ResponderExcluir